Após feriado de Carnaval, o Ibovespa opera em alta, nesta quarta-feira (2), seguindo as bolsas internacionais e com impacto das ações de commodities. O mercado segue atento à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Às 15h44, o principal índice da B3 tinha alta de 1,89%, a 115.274 pontos.
Nos Estados Unidos, os índices futuros também avançam. O S&P500 sobe 2,10%, Nasdaq tem ganhos de 1,73% e Dow Jones opera com valorização de 2,06%
Mais cedo, o Conselho Europeu impôs mais “medidas restritivas” por causa da invasão militar da Rússia na Ucrânia. A União Europeia (UE) decidiu suspender as atividades de transmissão das redes Sputnik e RT/Russia Today dentro do bloco ou direcionadas para a UE, informa um comunicado.
A UE diz que a punição será mantida até que a “agressão à Ucrânia seja encerrada” e que as emissoras associadas à Federação Russa e o próprio país “parem com ações de desinformação e manipulação de informações contra a UE e seus Estados membros”.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacou a bravura do povo ucraniano e o apoio da União Europeia contra os ataques da Rússia.“Eu admiro vocês, o mundo admira vocês. Vocês são símbolos de invencibilidade”, disse Zelensky sobre a população do seu país.
Além disso, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto para proibir que se retire mais de US$ 10 mil em moeda estrangeira em espécie ou “instrumentos monetários” do país. A medida é tomada em meio a fortes sanções impostas contra a Rússia.
Já nos EUA, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o banco central norte-americano segue com planos de aumentar os juros neste mês para tentar conter a inflação elevada. Ele disse que ainda é apropriado elevar os juros em 0,25 p.p em março.
Ainda nesta quarta, a Opep+ decidiu manter os planos de aumento modesto na produção de petróleo em abril, de 400 mil barris por dia (bpd), apesar de os preços terem subido a níveis não vistos em mais de oito anos, em meio a preocupações com a oferta após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Com Reuters e Estadão Conteúdo
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.