Em entrevista a BM&C News, Michael Souza, estrategista do terraço econômico, falou sobre as sanções econômicas impostas à Rússia pela União Europeia, e como estas estão sendo sentidas pelos grandes oligarcas russos, que acabam financiando o governo de Putin.
De acordo com o especialista, as sanções econômicas impostas à Rússia já estão sendo sentidas pelos milionários russos, uma vez que a qualidade de vida destes acabou caindo drasticamente devido a desvalorização do rublo. “Os efeitos da União Européia estão fazendo efeito rápido”, afirma Souza.
“Sabemos muito bem que um governo se mantém em pé quando a economia vai bem e isso não está acontecendo e não vai acontecer com a Rússia nos próximos meses. O Putin, que tem mais de 70% de aprovação da população, vai ver esse números cair, pois em poucos dias de guerra já estamos vendo a qualidade de vida e poder econômico do cidadão médio russo cair absurdamente”, afirma Michael.
O estrategista afirma que acredita que Putin não esperava esses movimentos econômicos, como a saída de grandes empresas do mercado Russo.
Além disso, para ele, quanto mais durar a guerra, mais a Rússia acaba enfraquecida. “Acredito que Putin não estava esperando tantas perdas econômicas e posições mais duras da União Europeia sobre questões de gás e energia”, comenta Michael. “A União Europeia, enfim, está buscando soluções fora da Rússia, para questões de gás e energia”, afirma.
Ucrânia na União Europeia
Líderes da União Europeia discutem a possibilidade de adesão da Ucrânia ao bloco. Para Michael, a entrada do país ucraniano à UE é muito importante, principalmente em um contexto pós-guerra.
“Essa é a maior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial. A quantidade de refugiados impactará muito a economia de países como Polônia e Romênia. Portanto, devido a nova quantidade massiva de pessoas precisando de emprego e estabilidade, a economia europeia como um todo acabará sendo impactada”, comenta.
Em suma, Michael explica que a entrada da Ucrânia na UE será importante para que no pós-guerra, o governo ucraniano possa se restabelecer para receber seu povo novamente e dessa maneira “desafogar” outros países europeus, que verão suas economias pressionadas pelo aumento de sua população.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.