Durante entrevista exclusiva à BM&C News, o ex-ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, avaliou os impactos econômicos para a Rússia diante do conflito contra a Ucrânia.
“A Rússia, de toda forma, está preparada para um desacoplamento econômico frente ao Ocidente, em grande parte por causa do seu acoplamento econômico à china”, avaliou.
Ernesto disse que o Ocidente é extremamente previsível e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é imprevisível. “Um adversário imprevisível já leva uma vantagem imensa sob um adversário previsível”, pontuou.
Em relação à fraqueza das sanções americanas, o ex-ministro destacou que mostra uma fragilidade energética e econômica dos Estados Unidos e do Ocidente, que foi criada no começo da administração Biden.
“Então, ao invés de investir em eficiência energética, estão abandonando isso e se expondo a dependência frente à Rússia. Isso causou uma vulnerabilidade muito grande nos Estados Unidos que estava se tornando alto suficiente em energia”, avaliou.
Por fim, Ernesto pontuou ainda que a postura mais cautelosa e pacífica do país americano pode ser explicada não somente pela vulnerabilidade econômica atual, mas pela cibernética também.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.