Rússia invade Ucrânia, Bolsas mundiais em queda e o que move o mercado hoje

No Brasil, o foco será a crise geopolítica, mas a agenda econômica brasileira também terá um dia movimentado

As Bolsas mundiais operam em baixa na manhã desta quinta-feira (24), após a Rússia iniciar um ataque à Ucrânia. Na madrugada de hoje (horáiro de Brasília), Vladimir Putin, presidente da Rússia, autorizou uma operação militar nos enclaves separatistas da Ucrânia.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas convocou uma reunião de emergência, com os principais aliados ucranianos, EUA e Europa, repreendendo o ataque. O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que a Rússia parasse com o ataque e evitasse mais mortes.

Os Estados Unidos avaliam que mais de 150.000 soldados russos estão reunidos em torno do país. A autoridade de alto escalão dos EUA disse que as tropas russas ocuparam posições preparadas, algumas a menos de 5 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

Joe Biden, presidente dos EUA, condenou o ataque e prometeu uma ‘resposta’. “O mundo responsabilizará a Rússia”, disse ele em um comunicado antes de fazer uma ligação noturna com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

IMPACTOS NAS BOLSAS

A Bolsa de Moscou anunciou na manhã desta quinta-feira (no horário local) que suspendeu as negociações em todos os seus mercados “até novo aviso”.

O mercado acionário asiático fechou em baixa nesta quinta-feira (24), acompanhando a liquidação nas ações globais depois do presidente russo, Vladimir Putin, ter autorizado o que chamou de ‘operação militar especial’.

As bolsas europeias também estão caindo fortemente no pregão desta quinta-feira, com os investidores reagindo aos ataques que Moscou desferiu contra a Ucrânia.

BRASIL

No cenário doméstico, o foco será a crise geopolítica instalada no leste europeu, mas a agenda econômica brasileira também será movimentada, com destaque para a taxa de desemprego do IBGE, que sairá logo pela manhã, e o resultado primário do Governo Central à tarde.

No cenário corporativo, a agenda de balanços segue. Hoje, a atenção dos investidores se voltam aos resultados de Ambev (ABEV3) e Vale (VALE3), além de outras empresas que formam o vasto calendário do 4T21 desta quarta-feira (24).

Veja a agenda do dia:

HoraRegiãoEvento
8hBrasilSondagem da indústria (Fevereiro)
8hBrasilIPC-S Capitais (3ª quadrissemana de fevereiro)
9hBrasilTaxa de desemprego
10h30EUAPedidos de seguro-desemprego

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas