Invasão russa da Ucrânia vai dominar discussões de ministros das Finanças da UE

"A Ucrânia será o tópico dominante na agenda de sexta e sábado. Os ministros das Finanças irão discutir o cenário econômico para a Europa, mas a última previsão da Comissão da UE está obsoleta agora", completou
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

 A invasão da Ucrânia pela Rússia vai dominar a agenda das discussões de ministros das Finanças da União Europeia na sexta-feira e no sábado, disseram autoridades, conforme a UE tenta avaliar o impacto da guerra sobre a economia do bloco de 27 países neste ano.

“A agressão russa vai definitivamente aparecer de forma proeminente nas discussões de amanhã e o foco principal para todos os ministros das Finanças será avaliar as consequências econômicas da escalada conforme ela evolui”, disse uma autoridade da UE.

Os ministros das Finanças vão discutir o impacto da invasão e as sanções da UE à Rússia que serão decididas pelos líderes europeus nesta quinta-feira, bem como potenciais contragolpes de sanções russas.

Antes da invasão, os ministros iriam discutir a recuperação econômica após a pandemia, mudanças nas regras fiscais e aceleração do desenvolvimento nos mercados de capital do bloco.

“O foco mudou agora”, disse uma segunda autoridade.

“A Ucrânia será o tópico dominante na agenda de sexta e sábado. Os ministros das Finanças irão discutir o cenário econômico para a Europa, mas a última previsão da Comissão da UE está obsoleta agora”, completou.

A Comissão Europeia projetou neste mês que o crescimento econômico dos 19 países que usam o euro seria de 4,0% neste ano, contra taxa de 4,3% calculada em novembro.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Matérias relacionadas