Rússia x Ucrânia: quais as chances do conflito se transformar em Guerra Mundial? 

Esse conflito começou há décadas, desde o fim da União Soviética

Você sabia que briga entre Rússia e Ucrânia não começou agora? Na verdade esse conflito começou há décadas, desde o fim da União Soviética. Isso porque a Rússia fornece a maior parte do gás consumido na Europa. Só que a 30% deste gás passa por gasodutos que ficam na Ucrânia. E é aí que começa o problema.  

A Rússia é dona do gás, mas os ucranianos têm muito poder sobre ele. Quando Rússia e Ucrânia se desentendem, os gasodutos são fechados – e a Europa fica sem gás. E isso já aconteceu outras vezes. Do outro lado do continente estão os Estados Unidos, que desde 2008 descobriram em seu território enormes reservas de gás de xisto.  

Os norte-americanos passaram a ter a maior reserva mundial de gás, colocando a Rússia em segundo lugar e despertando um interesse comercial pela Europa. Mas, para isso, os norte-americanos tentam enfraquecer a Rússia. Como? Controlando o corredor que fornece gás à Europa. No caso, a Ucrânia. E apoiando a entrada da Ucrânia na Otan.  

Para entender melhor o conflito, a jornalista Paula Moraes entrevistou o economista Alan Ghani. Assista ao vídeo abaixo:  

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas