AGE da Eletrobras, discurso de Putin sobre a Ucrânia e o que move o mercado hoje 

No Brasil, o presidente do Banco Central e o ministro da Economia participarão de evento do BTG Pactual

As bolsas amanhecem em queda nesta terça-feira (22), repercutindo o agravamento das tensões entre Rússia e Ucrânia, após Putin reconhecer, em discurso, a independência de duas repúblicas separatistas no leste da Ucrânia e enviar forças armadas para a região, “para garantir a paz e segurança” em Donbas.

Ainda no cenário internacional, os Estados Unidos voltam do feriado do ‘Dia dos Presidentes’ refletindo menores chances de uma solução diplomática entre os dois países.

Os investidores estão apreensivos como este movimento poderá se escalar em uma guerra, com maior aversão ao risco em ações, alocando em títulos soberanos e ouro, ativos que são procurados em movimentos de estresse no mercado.

Os Estados Unidos e Europa já anunciam as primeiras sanções. Na agenda econômica dos EUA, serão divulgados os dados do PMI (índice de atividade) da economia.

Aqui no Brasil, é esperado mais um dia de grande volatilidade, com a volta de liquidez após feriado dos EUA.

Na agenda econômica brasileira de hoje, o destaque fica para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Eletrobras (ELET3; ELET6), às 14h, para deliberar sobre a privatização da estatal e a reestruturação societária, que vai manter sob controle da União a Eletronuclear e a Itaipu Binacional.

Como indicador, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os dados da confiança do consumidor de fevereiro, às 8h. O ICC subiu 2,9 pontos em fevereiro, para 77,0 pontos, o maior nível desde agosto de 2021 (81,8 pontos).

Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,7 ponto, para 75,5 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,5 pontos, para 67,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) teve alta 3,8 pontos, para 84,5 pontos, maior desde agosto de 2021 (90,9).

Além disso, o dia segue com os balanços corporativos. Nesta terça-feira, o mercado verá os resultados do 4T21 de BRF, Localiza, Raia Drogasil, Nubank e Telefônica.

Investidores também se atentam às falas do presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que participarão de evento do BTG Pactual às 9h e 15h, respectivamente.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas