Sites da Lojas Americanas e Submarino seguem fora do ar após suspeita de ataque hacker

Ontem, as páginas retornaram à normalidade durante o dia, mas não demorou muito para que voltassem a apresentar instabilidades, que seguem neste domingo (20)

Usuários dos sites da Americanas e do Submarino continuam sem conseguir acessar as plataformas, após as marcas sofrerem um possível ataque hacker na madrugada de sábado (19).

Ontem, as páginas retornaram ao normal durante o dia, mas não demorou muito para que voltassem a apresentar instabilidades, que seguem às 12h30 deste domingo (20).

Em nota divulgada no sábado, a Americanas S.A. informou que havia suspendido preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada, assim que identificou risco de acesso não autorizado.

“Os ambientes foram normalizados às 15h16 do mesmo dia e não há evidência de comprometimento das bases de dados. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente”, disseram. No entanto, as instabilidades retornaram.

Em comunicado, a empresa declarou que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”.

“A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”, concluiu.

GRUPO HACKER

A suspeita é que a empresa tenha sofrido um ataque hacker, pelo coletivo conhecido como Lapsus. Em seu grupo no Telegram, eles mencionaram o incidente com ironia, mas, até o momento, não assumiram a autoria.

Se assim se confirmar, os sites foram vítimas dos mesmos cibercriminosos que atacaram o Ministério da Saúde do Brasil virtualmente, no começo de dezembro do ano passado, causando instabilidades no aplicativo ConecteSUS.

A Americanas S.A informou que a tentativa de invasão estava em investigação.

falha2 1
falha1 1

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas