Análise técnica e fundamentalista: como cada uma pode ajudar os investidores

São por meio dessas ferramentas, que o investidor saberá o melhor momento para comprar e vender, o preço justo da ação e até onde esse preço pode chegar

Tanto a análise técnica como a fundamentalista são muito importantes para que os investidores consigam tomar a melhor decisão quando o assunto é investimentos. São por meio dessas ferramentas, que o investidor saberá o melhor momento para comprar e vender, o preço justo da ação e até onde esse preço pode chegar.

As principais diferenças são que na análise fundamentalista são estudados o cenário econômico, a situação financeira das empresas e perspectivas conjunturais futuras. 

“Esse tipo de análise pode ajudar o investidor, que tem objetivos de longo prazo, a escolher as melhores empresas para alocar seu capital, de acordo com os dados quantitativos e qualitativos das companhias”, disse Bruna Sene, analista de investimentos da Nova Futura Investimentos, ao portal BM&C News.

Com isso, esta é um tipo de análise, que é direcionada à construção de valor, e engloba análise macroeconômica, qualitativa, quantitativa e valuation. 

A análise fundamentalista é mais utilizada por quem possui uma visão de futuro na Bolsa de Valores, buscando rentabilidade para a aposentadoria ou até mesmo para arcar com despesas futuras dos filhos, para isso deve ser avaliado a solidez da empresa.

Já a análise técnica aborda o comportamento dos preços e os padrões que se formam ao longo do tempo, com o objetivo de identificar a tendência atual e projetar tendências futuras.

De acordo com a analista, esse tipo de recurso, também conhecido como análise gráfica, pode auxiliar o trader ou o investidor que deseja lucrar com as oscilações de curto prazo do mercado acionário.

Para os investidores que fazem operações que iniciam-se e são finalizadas no mesmo dia, com o objetivo de obter lucros no curtíssimo prazo, – os chamados day traders – geralmente são utilizados os gráficos de 5 ou 15 minutos, ou até mesmo gráficos atemporais, como o Renko.

No mercado de ações não existe uma empresa ideal, que ofereça total segurança aos acionistas. No entanto, uma análise cuidadosa pode ajudar os investidores a aumentar as chances de investir em empresas financeiramente saudáveis e resilientes aos ruídos do mercado. 

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas