Em visita à Hungria, Bolsonaro diz que ‘guerra não interessa a ninguém’

O presidente se encontrou com Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, nesta quinta-feira (17). No discurso, o chefe de Estado brasileiro comentou que a retirada das tropas russas da fronteira com a Ucrânia representa “um gesto de que a guerra realmente não interessa a ninguém”.

“Trocamos informações sobre uma possibilidade ou não de uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia. E passei para ele o meu sentimento que tive dessa viagem, até mesmo pela coincidência de ainda estarmos em voo para Moscou e parte das tropas russas serem desmobilizadas da fronteira. Entendo como um gesto de que a guerra realmente não interessa a ninguém”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro complementou que o mundo não se interessa pela guerra porque “todo mundo perde com isso, especialmente a vizinhaça, que é uma preocupação do Orbán e do seu presidente [János Áder]”.

No entanto, vale lembrar que os Estados Unidos acusaram a Rússia de não estar retirando tropas de sua fronteira, mas sim aumentando o seu contingente em mais de sete mil soldados. A informação foi dada por um alto funcionário da Casa Branca.

Tratados bilaterais

No encontro, Bolsonaro e o primeiro-ministro da Hungria anunciaram a assinatura de três tratados bilaterais. Um deles diz respeito à área de defesa dos dois países, enquanto outro está relacionado com ações humanitárias. Já o terceiro acordo está voltado para recursos hídricos.

Compra de aviões da Embraer

O premiê também anunciou que o país comprou dois novos aviões da Embraer (EMBR3) e falou sobre o ineditismo na visita de um presidente brasileiro à Hungria.

Aberto à negociações

Viktor Orbán ainda declarou que o Brasil está aberto para fazer negociações com o país europeu. Segundo ele, a Hungria enxerga o Brasil “como uma grande possibilidade” para negócios, além de um país amigo e um colega comercial.

Após a declaração à imprensa, o primeiro-ministro ofereceu um almoço em homenagem a Bolsonaro.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas