Estoques empresariais nos EUA têm forte alta em dezembro

O aumento de dezembro ficou em linha com as expectativas de economistas. Os estoques subiram 10,5% em dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior

Os estoques empresariais norte-americanas aumentaram com força em dezembro, com destaque para veículos motorizados, um sinal de que o pior da escassez global de semicondutores provavelmente já ficou para trás.

Os estoques de empresas dos Estados Unidos saltaram 2,1%, após alta de 1,5% em novembro, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Os estoques são um componente importante do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano.

O aumento de dezembro ficou em linha com as expectativas de economistas. Os estoques subiram 10,5% em dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os estoques do varejo saltaram 4,2% em dezembro, em vez de 4,4% conforme estimado em relatório preliminar publicado no mês passado. Isso se seguiu a ganho de 2,0% em novembro.

Os estoques de veículos motorizados avançaram 6,8%, conforme estimado no mês passado. Eles subiram 4,2% em novembro.

Já os estoques do varejo excluindo automóveis, que entram no cálculo do PIB, saltaram 3,3%, ante 3,6% estimados no mês passado.

Os estoques contribuíram com 4,90 pontos percentuais para o ritmo de crescimento econômico anualizado de 6,9% do quarto trimestre nos Estados Unidos.

Compartilhe:

Matérias relacionadas