A Arábia Saudita e os Emirados Árabes podem ajudar a acalmar os voláteis mercados de petróleo se bombearem mais a commodity, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).
A Agência avaliou ainda que as manobras, que têm amplas implicações econômicas, poderiam ser reduzidos se os produtores do Oriente Médio, com capacidade ociosa, compensassem aqueles que estão acabando.
A AIE disse que a capacidade ociosa efetiva pode cair para 2,5 milhões de barris por dia (bpd) até o final do ano, sustentada quase inteiramente pela Arábia Saudita e, em menor grau, pelos Emirados Árabes Unidos.
A Agência acrescentou que um resultado bem-sucedido das negociações internacionais com o Irã poderia suspender as sanções dos EUA às exportações do país e aliviar o aperto no fornecimento, trazendo gradualmente 1,3 milhão de bpd de petróleo iraniano de volta ao mercado.
Segundo Toril Bosoni, chefe da divisão de mercados de petróleo da AIE, a oferta e a demanda parecem equilibradas no primeiro trimestre, mas devem se tornar superávit no segundo trimestre ou no segundo semestre do ano.
A necessidade de reabastecer os estoques de petróleo esgotados, que nos países da OCDE caíram para mínimos de sete anos, significa que o excesso de oferta imediato é improvável.
(Com Reuters)
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.