O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (10), enquanto os investidores repercutem os números de inflação divulgados há pouco nos Estados Unidos.
Às 15h38, o principal índice da B3 tinha alta de 0,94% aos 113.516 pontos.
Nos EUA, os índices operam no vermelho. O S&P500 recua 1,56%, o Nasdaq cai 1,46% enquanto o Dow Jones tem queda de 1,31%.
Por lá, o Departamento do Trabalho informou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,6% em janeiro na comparação com dezembro de 20211, ante variação de 0,5% registrados em dezembro.
Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 7,5%, o maior patamar em 40 anos.
Aqui no Brasil, o setor de serviços teve alta de 1,4% em dezembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O número veio acima das projeções do mercado, que apontavam para uma alta de 0,7%. No mês anterior, em novembro, o setor de serviços avançou 2,4%. No acumulado do ano, o segmento cresceu 10,9% e reverteu as perdas do ano anterior.
O mercado também acompanha as notícias corporativas, entre elas a repercussão da aprovação do Cade para a compra da Oi.
A XP avaliou que a conclusão da venda da Oi (OIBR3) para as rivais Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3) é positiva para todos os players envolvidos, mas especialmente para a Oi e TIM.
Segundo a XP, a venda deve ajudar a Oi a endereçar seus compromissos de curto prazo, além de obter parte do funding necessário para seu investimento em fibra. Já a TIM será beneficiada caso a transação seja aprovada sem nenhum condicionante mais restritivo, o que trará à companhia um potencial de aumentar sua geração de caixa em aproximadamente 31%, deduzidos os impostos.