O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) subiu 1,86% em janeiro de 2022, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta quinta-feira (10). Com este resultado, o índice acumula variação de 1,23% em 12 meses.
De acordo com a FGV, entre dezembro e janeiro, a taxa de variação mensal do IVAR acelerou em todas as cidades componentes do índice. Considerando a variação acumulada em 12 meses, todas as cidades componentes do IVAR também apresentaram aceleração: São Paulo (de -1,83% para 0,40%), Rio de Janeiro (de 0,46% para 1,85%), Belo Horizonte (de 1,46% para 3,69%) e Porto Alegre (de -0,35% para 0,84%).
O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) mede a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais em quatro das principais capitais brasileiras: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Para o cálculo são utilizadas informações de contratos de locação obtidas pelo FGV IBRE junto a empresas administradoras de imóveis, representando um aprimoramento das estatísticas acerca de aluguéis residenciais do FGV IBRE.