O que é economia e como ela funciona?

A economia está presente em todos os afazeres e produtos fornecidos por pessoas físicas, jurídicas ou até mesmo o governo

Você sabia que a economia está mais presente na sua vida do que você imagina? Se você precisa economizar água, ir ao supermercado, comprar pão, trocar de carro, comprar uma casa, você já está movimentando a economia. Ou seja, a economia está em praticamente tudo na nossa vida. 

A economia está presente em todos os afazeres e produtos fornecidos por pessoas físicas, jurídicas ou até mesmo o governo, através da arrecadação de impostos e prestação de serviços essenciais à sociedade. A palavra economia vem do grego e significa “administração de uma casa”. Dessa forma, podemos defini-la como um conjunto de produção e consumo de bens de serviços necessários para sobrevivência humana. 

Na economia, existe a Macroeconomia e a Microeconomia. Você sabe a diferença entre os dois? A macroeconomia é o ramo que estuda a economia em uma perspectiva mais ampla. Por exemplo, as economias nacionais com a produção econômica de todo o país. Também avalia as contas públicas e relações econômicas internacionais, com indicadores econômicos como inflação, juros taxa cambial e balança comercial. 

Já a Microeconomia olha para os detalhes da economia, como ações de indivíduos e empresas, as relações entre eles, além de questões como a formação de preços, a oferta e a demanda de bens de consumo ou questões sociais importantes. Além disso, é o ramo que busca entender o comportamento e as escolhas dos indivíduos. 

A BM&C News produziu um vídeo especial explicando como funciona a economia e como ela impacta a sua vida. Assista abaixo:  

Compartilhe:

Matérias relacionadas