Selic a 10,75%, decisão do Banco Central Europeu e o que move o mercado hoje

No cenário doméstico, serão divulgados o PMI composto e PMI serviços de janeiro às 10h

Os mercados mundiais operam em queda na manhã desta quinta-feira (3), repercutindo a baixa das ações da Meta (Facebook) e Spotify, que apresentaram resultados muito abaixo do esperado e fizeram as ações caírem mais de 20% no after market. Hoje, o mercado aguarda o resultado da Amazon.

Ainda no cenário internacional, o Banco Central Europeu (BCE) divulgará a a decisão de política monetária por lá. Além disso, foram divulgados diversos PMIs abaixo do esperado na Europa, o que acrescenta aversão ao risco e leva dúvidas sobre a recuperação econômica global.

O Banco Central da Inglaterra também terá reunião, com uma expectativa de avanço de 0,10% para 0,25% nos juros.

Já aqui no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou o aumento de juros que o consenso do mercado aguardava, em 1,5 pp, levando a Selic para dois dígitos (10,75%), pela primeira vez desde 2017.

No entanto, a alta não assustou os investidores, pois além de estar na “conta” no aumento do aperto monetário, o Banco Central irá desacelerar o ritmo, enquanto as projeções apontarem para um risco de desancoragem nos prazos mais longos.

Como dito, a decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Especialistas avaliam que o Banco Central continuará elevando a taxa nos próximos meses. Segundo o último Boletim Focus divulgado, é esperado que a Selic encerre o ano em 11,75%. 

Ainda no cenário doméstico, serão divulgados o PMI composto e PMI serviços de janeiro às 10h.

RADAR CORPORATIVO

A Cielo (CIEL3) reportou lucro líquido consolidado de R$ 336,9 milhões no quarto trimestre de 2021. O número representa avanço de 13% em comparação ao mesmo período de 2020, informou a companhia nesta quarta-feira (2). 

Spotify reporta prejuízo de 39 milhões de euros no quarto trimestre de 2021. Em contrapartida, a receita do Spotify aumentou de 24% no comparativo anual, para 2,69 bilhões de euros.

Meta, companhia controladora das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, divulgou seus resultados do 4T21 nesta quarta-feira (2). A companhia obteve um lucro líquido de US$ 10,29 bilhões, queda de 8% em relação ao mesmo período de 2020.

Veja a agenda do dia:

HoraRegiãoEvento
9hReino UnidoDecisão de política monetária
9h30AlemanhaDecisão de política monetária
10hBrasilPMI composto e PMI serviços (janeiro)
10h30EUAPedidos de auxílio-desemprego
11h45EUAPMI composto final e PMI serviços
Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas