Reunião do Copom, PMIs e o que move o mercado hoje

A atenção do mercado brasileiro também é voltada ao discurso do ministro da Economia Paulo Guedes, que participa de evento no Credit Suisse

Os mercados mundiais operam sem sentido definido na manhã desta terça-feira (1º). Os índices futuros norte-americanos, por sua vez, apresentam leve queda após o fechamento do último pregão de janeiro em alta, com a expectativa de resultados corporativos robustos.

Lá nos Estados Unidos, a espera é pela divulgação do balanço da Alphabet, do Google, depois do fechamento. O mercado já começa a precificar de três a cinco altas de juros neste ano e, nisso, adiciona mais volatilidade aos mercados.

Na agenda econômica norte-americana, o destaque fica para a divulgação do PMI dos EUA e o relatório Jolts de emprego de dezembro.

Ainda no cenário internacional, as bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta terça-feira. Em Tóquio, o índice Nikkei teve alta de 0,28%, a 27.078,48 pontos.

Aqui no Brasil, a agenda é cheia. Hoje terá a divulgação do IPC-S de janeiro e confiança empresarial, ambos índices medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além do PMI industrial de janeiro.

Além disso, também haverá o resultado da balança comercial de janeiro, com previsão de déficit de US$ 167 milhões, segundo analistas ouvidos pela Reuters, e o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir a Selic.

A atenção também é voltada ao discurso do ministro da Economia Paulo Guedes e do Secretário especial de Tesouro e Orçamento Esteves Colnago, que participam de evento no Credit Suisse.

Radar Corporativo

A Anatel aprovou na segunda-feira a venda de ativos de telefonia móvel da Oi para a TIM, Claro e Telefônica Brasil, uma das partes mais importantes do plano de recuperação judicial da companhia.

Energisa anunciou a aquisição da Vision, empresa especializada na geração de energia solar em pequenas usinas.

E a Méliuz lançará um aplicativo que integra funções de compras com serviços financeiros que incluem conta digital e investimento em bitcoins.

Veja a agenda do dia:

HoraRegiãoEvento
8hBrasilIPC-S (janeiro)
10hBrasilConfiança empresarial em janeiro
10hGuedes no Credit Suisse
10hBrasilPMI industrial (janeiro)
11h35EUAPMI industrial (janeiro)
12hEUARelatório Jolts de Emprego (dezembro)
15hBrasilEsteves Colnago no Credit Suisse
Compartilhe:

Matérias relacionadas