Ibovespa opera em alta à espera do Copom; reunião começa hoje

O principal índice da B3 registra alta de 0,91% aos 113.168 pontos

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (1), com o mercado à espera da reunião do Copom, que começa hoje e termina no final da tarde desta quarta-feira (2).

Às 17h38, o principal índice da B3 registrava alta de 0,91% aos 113.168 pontos.

Nos EUA, os índices futuros operam com sinais mistos. O S&P500 sobe 0,49%, o Nasdaq avança 0,25% e o Dow Jones opera com valorização de 0,59%.

Os investidores iniciam o mês aguardando a decisão sobre a Selic, taxa básica juros do país. A expectativa é que o Copom aumente a taxa em 1,5 ponto percentual, para 10,75%, na tentativa de conter as pressões inflacionárias.

Entre os principais indicadores do dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o Índice de Preços ao Produtor (IPP) teve alta de 28,39% no acumulado de 2021. Em dezembro, os preços da indústria variaram -0,12% frente a novembro, um recorde para a série histórica, iniciada em 2014.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. 

Na Europa,  o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro subiu de 58 em dezembro para 58,7 em janeiro, atingindo o maior nível desde agosto do ano passado, de acordo com pesquisa final divulgada nesta terça-feira pela IHS Markit. 

Ainda por lá, a taxa de desemprego da zona do euro caiu de 7,1% em novembro de 2021 para 7% em dezembro.

No campo corporativo, o BTG Pactual (BPAC11) anunciou a compra da Elite Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários. O valor da operação não foi divulgado.

Segundo o banco, a aquisição faz parte da estratégia de expansão do BTG Pactual Digital no segmento de assessoria de investimentos.

Compartilhe:

Matérias relacionadas