O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou, nesta segunda-feira (31), que não tem a intenção de ser ministro novamente em uma possível vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais deste ano.
“Não pretendo voltar. A economia tem ciclos; você fica com a parte boa, mas se a economia não funciona, a culpa é do ministro. Fiquei no governo por 12 anos seguidos. Já dei a minha parte”, afirmou Mantega, em entrevista à Bloomberg.
Mantega foi ministro da Fazenda durante os mandatos de Lula e nos primeiros quatro anos da ex-presidente Dilma Rousseff.
O ex-ministro também comentou que é preciso um grande plano de investimentos em infraestrutura para tirar a economia da recessão, usando como exemplo o efetuado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. “O setor privado não consegue encontrar uma saída para a crise”, disse Mantega. “Você tem que fazer o que Biden está fazendo, o que Mario Draghi está fazendo na Itália. Quando em guerra, você tem que ter um orçamento de guerra.”
Durante a entrevista, Guido Mantega criticou ainda a intervenção da ex-presidente Dilma Rousseff no setor de energia em 2012. O ex-ministro, que estava à frente da equipe econômica na época, destacou que a tática não funcionou.
“Isso não funcionou. As ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) caíram e você tinha muitos investidores na Eletrobras. Na verdade, acho que cometemos um erro lá”, ressaltou.