O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) informou, nesta segunda-feira (31), que o Brasil criou 2,73 milhões de vagas com carteira assinada em 2021.
Em participação ao BM&C Market, o analista, Alan Ghani e o professor Alexandre Cabral, destacaram que o resultado do Caged foi positivo ao analisar o ano como um todo.
Para Alan Ghani, é um bom resultado, e surpreendente, porque no início do ano a expectativa de criação era de até 2 milhões de vagas e vieram quase 3 milhões.
“Isso é um sinal bastante positivo, com o processo de reabertura da economia e retomada da atividade econômica, mais gente trabalhando gera mais renda”, destacou o analista.
Sendo assim, Alexandre Cabral destacou que encerramos o 2021 com 41.300 milhões com carteira assinada. “Achei esse número excelente, considerando os ajustes sazonais”.
Por outro lado, o professor afirmou que a noticia que não é tao boa, é que as pessoas estão sendo contratadas com um menor salário, o que pode criar uma ilusão de que a receita do tesouro está bombando e o PIB vai bombar, juntamente.
Entretanto, Cabral explicou que a receita no tesouro de fato irá bombar, porque temos mais pessoas com carteira assinada e mais impostos. Só que como o salário é menor, o trabalhador não consegue consumir igualmente consumia no início do ano. “PIB patina de lado, mas a receita do governo explode”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.