O presidente Jair Bolsonaro está negociando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Congresso, que tem como objetivo baixar os impostos sobre os combustíveis. Há uma movimentação nos bastidores de que a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja incluída no texto.
Analista político, Erich Decat destacou que este é o tema central do mercado financeiro do momento e contou que, nesta quinta-feira (27), acontecerá uma reunião entre a cúpula do governo, Planalto e o time de Paulo Guedes.
Nesse sentido, Decat afirmou que o time de Guedes está sinalizando que se houver essa renúncia fiscal terá um impacto de R$ 50 bilhões, no entanto, destacou que a soma da renúncia dos estados pode chegar a um impacto de R$ 200 bilhões de impacto.
Em sua participação no programa BM&C News, o analista político afirmou que toda essa movimentação tem causado preocupação para o investidor. Por outro lado, Decat destacou que tem uma parcela dos investidores que estão entendendo que a redução dos impostos terá um pequeno impacto no dia a dia do brasileiro. “O que pode trazer redução da inflação, e já tem gente sinalizando que a inflação pode reduzir 1 ponto percentual”.