Bullets da Semana: Erich Decat e Tarik Migliorini comentam PEC dos combustíveis, inflação e IBC-Br

As preocupações com o avanço da inflação globalmente ganharam espaço na entrevista

Nesta edição do Bullets da Semana, o analista político Erich Decat conversou com Tarik Miglorini, economista-chefe da Versa Asset, para falar sobre os principais assuntos políticos e econômicos que movimentaram a última semana. Entre os tópicos que ganharam destaque na conversa, há a PEC dos combustíveis, a inflação em alta ao redor do mundo e os indicadores de atividade no Brasil.

“Um tema que chamou atenção nessa semana é a inflação em alta no mundo, que não é nenhuma novidade. Nessa semana, a gente viu de novo movimentos de alta no preço do petróleo e de algumas outras commodities”, disse o economista-chefe, que avaliou que a situação atual de avanço dos preços é bastante complicada globalmente. Por outro lado, Miglorini destacou que alguns gargalos que chamaram atenção dos investidores nos últimos meses, como a crise de chips e automóveis, estão melhorando gradualmente.

Além disso, outro assunto levantado durante a entrevista foi a PEC dos combustíveis. A proposta, apresentada pelo governo federal, visa reduzir o preço dos combustíveis e da energia elétrica ao possibilitar que impostos sejam praticamente zerados. De acordo com o economista-chefe da Versa, apesar das fortes discussões sobre o texto nesta semana, os impactos para o mercado financeiro ainda foram baixos.

“O mercado olha com cautela. Esse seria um risco importante fiscal, custa bastante, mas aparentemente o mercado não comprou que esse negócio vai para frente”, avalia Miglorini em relação à reação do mercado sobre a PEC.

Por fim, os indicadores de atividade econômica no Brasil também foram abordados. O economista-chefe destacou o IBC-Br, considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), de novembro. O índice, divulgado na última segunda-feira (17), avançou 0,69% no penúltimo mês de 2021. Segundo ele, o número mostrou uma atividade um pouco mais forte do que o esperado, o que dá fôlego ao mercado e reduz os riscos de um PIB negativo no 4° trimestre do ano passado.

A seguir, confira a entrevista exclusiva de Erich Decat com o economista-chefe da Versa Asset, Tarik Miglorini:

Compartilhe:

Matérias relacionadas