Wall St tomba com salto nos rendimentos; setor financeiro cai após decepção com Goldman Sachs

Os papéis do Goldman Sachs despencaram 7%. O banco de investimento não satisfez as expectativas de lucro trimestral em meio à fraca atividade operacional

Os principais índices de Wall Street caíram acentuadamente nesta terça-feira, com os fracos resultados do Goldman Sachs pesando sobre as ações financeiras, enquanto papéis de tecnologia continuaram a sofrer com a liquidação em curso desde o começo do ano em meio ao rali dos rendimentos dos títulos do governo norte-americano a máximas.

O Nasdaq recuou mais entre os principais índices nesta terça-feira e agora está 9,7% abaixo do recorde de 19 de novembro, perto de confirmar ingresso em território de correção (queda de mais de 10%) pela primeira vez desde o início de 2021. O índice –com forte peso de ações de tecnologia– também fechou abaixo de sua média móvel de 200 dias, um importante suporte técnico, pela primeira vez desde abril de 2020.

O índice S&P 500 fechou em queda de 1,84%, a 4.577,11 pontos. O Dow Jones caiu 1,51%, a 35.368,47 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 2,6%, a 14.506,90 pontos.

“As leituras elevadas de inflação assustaram o mercado no sentido de alimentar chances de o Fed se mexer, e por isso estamos vendo esse aumento nos rendimentos”, disse Mona Mahajan, estrategista sênior de investimentos da Edward Jones.

“Não é apenas o aumento dos rendimentos, mas o rápido aumento dos rendimentos… que realmente causa alguma indigestão no mercado, mas particularmente nas ações de crescimento e de maior valorização, classes de ativos mais especulativas”, disse Mahajan.

Às 18h38 (de Brasília), o rendimento do Treasury de dez anos –referência global para decisões de investimento – disparava 10,30 pontos-base, a 1,8753%, nas máximas em dois anos.

Os papéis do Goldman Sachs despencaram 7%. O banco de investimento não satisfez as expectativas de lucro trimestral em meio à fraca atividade operacional. O setor financeiro, um dos grupos com melhor desempenho em 2022, caiu 2,3%.

“O setor financeiro desmoronando um pouco sob o peso de lucros trimestrais menos do que impressionantes é provavelmente o maior fator hoje”, disse Chuck Carlson, diretor executivo da Horizon Investment Services em Hammond, Indiana. “Quando você elimina potencialmente uma das áreas que realmente estava performando aqui, isso meio que lança uma mortalha no mercado.”

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas