Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira, dia de feriado nos EUA

O principal índice da B3 recua 0,22% aos 106.698 pontos
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (17), dia em que as bolsas norte-americanas não abrem devido ao feriado de Martin Luther King nos EUA.

Às 17h31, o principal índice da B3 caia 0,22% aos 106.698 pontos.

O principal indicador nacional do dia foi o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que registrou alta de 0,69% em novembro de 2021 na comparação com outubro, chegando a 138,08 pontos.

Já na comparação anual, a alta foi de 0,43%.

O IBC-Br é um índice de atividade considerado como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) do país, que é divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mais cedo, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), que subiu 1,79% em janeiro, depois de recuar 0,14% em dezembro.

Dentre os componentes do indicador, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 2,27%, contra queda de 0,51% em dezembro.

Na Ásia, o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 8,1% em 2021 e acelerou em relação à alta de 2,2% em 2020, divulgou nesta segunda-feira, 17, o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país asiático.

O ímpeto diminuiu consideravelmente no último trimestre. O PIB da China cresceu apenas 4,0% no quarto trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, acima da previsão do mercado de 3,8%, mas abaixo dos 4,9% registrados no terceiro trimestre. Na comparação trimestral, a economia chinesa acelerou de uma alta de 0,7% no terceiro trimestre para uma expansão de 1,6% no quarto trimestre.

No campo corporativo, a Petrobras (PETR4) comunicou ao mercado nesta segunda-feira que a oferta pública de distribuição secundária de ações da Braskem (BRKM5) encontra-se sob análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo fato relevante, a distribuição será feita de forma simultânea no Brasil e no exterior. Os papéis localizados fora do país serão ofertados sob a forma de American Depositary Shares (ADPs), representadas por American Depositary Receipt (ADR).

Cada ADR terá o valor de duas ações. Serão ofertadas 75.704.061 ações preferenciais classe A da Braskem.

Com Estadão Conteúdo

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Matérias relacionadas