Boletim Focus, IBC-Br, dados da China e o que move o mercado hoje

A agenda é movimentada no cenário doméstico, diferentemente da semana passada
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Com o feriado de Martin Luther King nos EUA, que mantém a Bolsa norte-americana fechada, a atenção do mercado global se volta aos dados da China.

Nesta segunda-feira (17), o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país asiático mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 8,1% em 2021 e acelerou em relação à alta de 2,2% em 2020.

O país, que teve um crescimento econômico maior do que o esperado no 4T21, cortou a taxa de juros de empréstimos de 1 ano em 10 pontos-base, para 2,85%, a primeira redução desde abril de 2020.

Analistas estimam o crescimento do mercado chinês para este ano, o que pode favorecer os países emergentes, como o Brasil.
 
Já no cenário doméstico, a agenda econômica é agitada, diferentemente da semana passada. Nesta segunda-feira, como de costume, o Boletim Focus será divulgado pelo Banco Central, a fim de atualizar as projeções da economia brasileira.

Às 8h (horário de Brasília), o IGP-10 foi divulgado. Com expectativa de alta de 1,55% em janeiro, o dado veio acima do esperado, já que subiu 1,79% no mês, ante queda de 0,14% registrado em dezembro de 2021.

Com o resultado, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice acumula alta de 17,82% em 12 meses. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 2,27% em janeiro, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,40% no mesmo mês.

Em seguida, às 9h, será a vez do IBC-Br, considerado um indicador para antecipar o PIB (Produto Interno Bruto).

Servindo de proxy para o mercado compreender o crescimento da economia, a expectativa é que o dado tenha avançado 0,7% em novembro.

Veja a agenda do dia:

HoraRegiãoEvento
8hBrasilIGP-10 (FGV)
8h25BrasilBoletim Focus (Banco Central)
9hBrasilIBC-BR (Banco Central)
9hBrasilCampos Neto participa de reunião da All Governors’ Meeting
15hBrasilBalança comercial semanal

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Matérias relacionadas