O Ibovespa opera em queda, nesta segunda-feira (17), em sessão que deve ser de menor liquidez por conta dos mercados fechados nos Estados devido ao feriado de Martin Luther King.
Às 13h06, o Ibovespa caía 0,22%, cotado a 106.698 pontos.
Braskem (BRKM5) registra queda de 4,06%, após enviar aos órgãos reguladores dos EUA e do Brasil pedido para oferta pública secundária de ações.
BRF (BRFS3) também cai 3,46%, em dia de assembleia extraordinária de acionistas sobre aumento de capital com emissão de 325 milhões de novas ações ordinárias.
Vale (VALE3) tem perdas de 0,50%, CSN (CSNA3) -1,79%, CSN Mineração -1,39%, Gerdau (GGBR4) -0,60%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -0,26% e Usiminas (USIM5) -1,76%.
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançam 0,87% e 0,83%, respectivamente, em meio a avanço na venda de participação na Braskem e com petróleo operando próximo da estabilidade.
Cielo (CIEL3) tem ganhos de 4,46%, liderando as altas do índice, após a companhia informar que as vendas do varejo em dezembro cresceram 3% na comparação com o mesmo período de 2020.
Confira os destaques desta segunda-feira:
Petrobras (PETR3;PETR4) e Braskem (BRKM5)
A Petrobras comunicou ao mercado nesta segunda-feira que a oferta pública de distribuição secundária de ações da Braskem (BRKM5) encontra-se sob análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo fato relevante, a distribuição será feita de forma simultânea no Brasil e no exterior. Os papéis localizados fora do país serão ofertados sob a forma de American Depositary Shares (ADPs), representadas por American Depositary Receipt (ADR).
Cada ADR terá o valor de duas ações. Serão ofertadas 75.704.061 ações preferenciais classe A da Braskem.
Cielo (CIEL3)
As vendas do varejo cresceram 3% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2020, descontada a inflação, diante de um Natal mais forte para o setor, segundo dados levantados pela empresa de meios de pagamento Cielo e divulgados nesta segunda-feira.
O resultado em dezembro, o segundo mês consecutivo de alta do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), também foi influenciado por questões de calendário, incluindo uma sexta-feira a mais, dia de movimento mais forte, de acordo com a empresa.
A Cielo já havia divulgado no final de dezembro que a vendas do varejo no Natal avançaram 11,1% em comparação anual, com impulso do varejo online.
Santander (SANB11)
O Santander Brasil vai entrar para o seleto grupo de emissores dos cartões de crédito American Express no País. De acordo com o banco, serão três versões: Gold, Platinum e Centurion, este último restrito a clientes convidados.
A instituição se junta ao Bradesco, até então o único banco brasileiro que emitia cartões com a bandeira, voltada a clientes de alta renda. No caso do Santander, os cartões Amex farão parte do Esfera, programa de benefícios do banco espanhol. Além disso, os clientes terão desconto em produtos e serviços.
De acordo com a instituição, os cartões gerarão pontos que não expiram. Os cartões Gold gerarão 1,2 ponto a cada dólar gasto. Já o Platinum terá acúmulo de 2,2 pontos a cada dólar gasto pelo cliente. Os pontos poderão ser transferidos, na mesma proporção, para o Membership Rewards, programa de fidelidade da Amex.
Através do acordo, a Esfera vai ganhar novos parceiros internacionais, como a Delta Airlines, a Airfrance e as redes de hotéis Hilton e Marriot Bonvoy.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo