Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou alta de 0,69% em novembro de 2021, na comparação com outubro. Em participação ao BM&C Market, o analista Alan Ghani e o professor Alexandre Cabral, avaliaram os dados divulgados.
Para Ghani, foi uma excelente notícia, porque há 8 meses consecutivos não havia alta. Portanto, o analista destacou que foi a maior alta desde fevereiro de 2021, puxada principalmente pelo setor de serviços. No entanto, o analista alertou que um problema ainda é que não vimos a recuperação das indústrias. “Visto que a indústria é um fator bastante importante para o crescimento econômico”.
Por outro lado, o professor Cabral destacou o IBGE no setor varejista, que divulgou um número positivo em relação a novembro, e realizou uma revisão positiva dos meses de setembro e outubro. “Curiosamente, tivemos melhoras nos números do IBGE e revisões para cima, portanto essas revisões justificam os dados do IBC-Br”, avaliou Cabral. Por fim, Cabral ainda afirmou que a partir de suas perspectivas é que podemos ter um PIB no quarto trimestre positivo. “Teremos notícias surpreendentes para novembro e revisão positiva para outubro”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.