“Os números de serviços acima do esperado é negativo para os juros”, avalia analista

O analista destacou o receio dos bancos centrais, de maneira geral, emendar a inflação ao consumo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

O volume de serviços no Brasil cresceu 2,4% em novembro frente a outubro, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com este resultado, o setor está 4,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e no mesmo patamar de dezembro de 2015.

Em participação ao BM&C News, o analista da Bravo Investimentos, Rodrigo Franchini, destacou o receio dos bancos centrais, em que as inflações que foram inicialmente colocadas nos países por conta do efeito de gargalo, acabam se emendando ao consumo. E ao se referir ao Brasil, afirmou que, “é exatamente essa a projeção do mercado para o Brasil hoje”. 

Nesse sentido, o analista explicou que, a priori, os números de serviços acima do esperado são positivos. No entanto, para os juros esse número é ruim. Franchini explicou que isso ocorre porque, alerta uma eventual elevação de juros por conta de controle maior dessa inflação.

Isto posto, Franchini afirmou que, pode ser que em 2023 o Banco Central tenha que trabalhar com juros mais próximos dos 12% ou até um pouco acima disso.

O analista ainda destacou em sua participação, que o setor de serviço sofreu muito, assim como, o setor de varejo. “Esses setores precisam de renda na mão da população, para que a renda se converta em consumo nessa faixa”. 

Porém, no cenário atual, o analista afirmou que não vemos essa renda com facilidade, dado a alta da taxa de desemprego e o auxílio do governo que irá apenas complementar a renda para urgências básicas e não para consumo de serviços.

Confira a análise na íntegra:

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Matérias relacionadas