Ibovespa sobe nesta quarta; mercado repercute inflação nos EUA

O principal índice da B3 avança 1,40% aos 105.228 pontos

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (12), na mesma linha dos mercados norte-americanos. Ações ligadas a commodities, como Vale e Petrobras, ajudam a impulsionar os ganhos do índice.

Às 14h12, o principal índice da B3 subia 1,40% aos 105.228 pontos.

Pouco depois da abertura da nossa Bolsa, os EUA divulgaram seus números de inflação de 2021. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,50% em dezembro, segundo o Departamento do Trabalho norte americano. Com o resultado, a inflação nos EUA chega a 7% em 2021.

Por lá, os principais índices também registram ganhos. O S&P 500 sobe 0,20%, o Nasdaq avança 0,46% e o Dow Jones opera estável.

Além do CPI, investidores também aguardam a divulgação do Livro Bege dos Estados Unidos, um importante indicador que terá como termômetro a economia norte-americana, relacionado à política monetária.
Ainda no cenário internacional, a atenção também é dada aos dados de inflação da China, que animaram o mercado após apresentarem um número abaixo do esperado.

O índice de preços ao consumidor no país teve um aumento de 1,5% interanual no mês de dezembro, o que representa uma desaceleração quando comparado aos 2,3% que foram registrados em novembro.

Na Europa, a produção industrial na zona do euro recuou em novembro na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, devido principalmente à forte queda em bens de capital.

A Eurostat disse que a produção industrial nos 19 países que usam o euro cresceu 2,3% em novembro sobre o mês anterior, mas ainda assim caiu 1,5% na base anual.
Economistas consultados pela Reuters esperavam avanço mensal de 0,5% e ganho anual de 0,6%.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas