A XP Inc. anunciou nesta sexta-feira (7) a assinatura de um acordo vinculante para a compra do Banco Modal ( MODL11). A aquisição será paga com até 19,5 milhões novas ações Classe A ou BDRs da XP Inc., um prêmio de 35% sobre o preço médio dos últimos trinta dias do Banco Modal.
A implementação da transação será feita através de uma reorganização societária que resultará na incorporação, por uma subsidiária da XP Inc., de até 100% do capital social do Banco Modal.
De acordo com comunicado da XP, se o Modal não obter as aprovações necessárias para implementar a reorganização – incluindo a aprovação de seus acionistas minoritários – a XP Inc. irá incorporar participação equivalente a 55,7% do capital social do Banco Modal detido pelos seus acionistas controladores em uma transação de ações.
Além disso, garantirá a todos os acionistas minoritários do Banco Modal o direito de vender sua participação nas mesmas condições.
Racional da operação
Em comunicado, as instituições destacaram que representam ainda uma pequena fração do mercado em que atuam e vão acelerar o processo de disrupção que vem acontecendo na indústria financeira no Brasi – caracterizada por um alto potencial de crescimento e poucos players dominantes.
“Como referência, em setembro de 2021, a XP e o Banco Modal tinham juntos 3,8 milhões de clientes ativos, enquanto os cinco maiores bancos brasileiros somavam 457 milhões clientes totais com relações bancárias e 175 milhões de clientes com operações de crédito, sem excluir duplas contagens”, disse a XP.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.