O Ibovespa terminou o pregão desta sexta-feira (8) em alta. O índice estendeu seus ganhos e permaneceu no azul, mesmo com a repercussão negativa dos números do Payroll nos EUA, divulgados nesta sexta.
De acordo com os dados, o país norte- americano criou 199 mil empregos em dezembro, ficando abaixo das expectativas, que esperavam mais de 400 mil vagas. O dado reforça a pressão inflacionária dos salários, dando mais argumentos ao Fed para subir os juros. Devido a isso, as bolsas em Wall Street patinam e fecham em queda.
Além do Payroll, outros indicadores saíram na Europa. Entre eles, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro atingiu a máxima histórica de 5% em dezembro, acelerando levemente em relação à alta de 4,9% observada em novembro, segundo dados preliminares da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
No campo corporativo, o mercado acordou com a notícia de que a XP Inc. assinou um acordo vinculante para a compra do Banco Modal (MODL11). A aquisição será paga com até 19,5 milhões novas ações Classe A ou BDRs da XP Inc., um prêmio de 35% sobre o preço médio dos últimos trinta dias do Banco Modal.
Além disso, as ações do Banco Inter disparam e ficaram em nesta sexta(7), depois da UBS atualizar a recomendação de neutra para compra de seus ativos. Os ativos chegaram a uma alta de quase 15% logo após a recomendação.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de +1,14%, cotado a 102.719,47 pontos.
O dólar comercial fechou em queda de -0,85%, cotado a R$ 5,6315
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda. O S&P 500 fechou em queda de -0,41% (4.677,02), o Nasdaq registrou desvalorização de -0,96% (14.935,90), enquanto o Dow Jones encerrou o dia em baixa de -0,01% (36.231,66).
Confira os destaques desta sexta-feira:
Dirigente do Fed destaca incerteza nos EUA e alerta sobre conclusões precipitadas
Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de São Francisco, Mary Daly afirmou nesta sexta-feira, 7, que há muita incerteza no cenário econômico nos Estados Unidos. “Correr para uma conclusão pode ser muito debilitante”, disse, em evento online da Associação Americana de Economia.
A dirigente avaliou que a comunicação do Fed tem sido “razoavelmente boa”. “Acho que não muitas pessoas previram que poderíamos acelerar o tapering”, ponderou.
Entretanto, quando os dados vieram, o banco central começou a comunicar essa possibilidade para não surpreender o mercado. “Quando o comunicado oficial veio, foi quase um não evento”, comentou.
União honrou R$8,96 bi em dívidas não pagas por Estados e municípios em 2021
O Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira que a União honrou 8,96 bilhões de reais em dívidas não pagas por Estados e municípios em 2021.
O valor honrado é o segundo maior da série iniciada em 2016, inferior apenas ao montante de 13,33 bilhões de reais quitados pela União em 2020.
No ano passado, a maior parte da conta foi paga sobre dívidas dos Estados do Rio de Janeiro (4,2 bilhões de reais), Minas Gerais (3,1 bilhões de reais) e Goiás (1,3 bilhão de reais). Os três Estados somam 96,1% de tudo que foi honrado pelo governo no ano.
A União ainda pagou 194 milhões de reais em débitos do Amapá e 156 milhões de reais do Rio Grande do Norte. O único município do país com garantia honrada no ano foi Belford Roxo (RJ), com o valor de 1,56 milhão de reais.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.