Nesta sexta-feira (7), o professor Alexandre Cabral, no programa de edição especial de final de ano, BM&C Cenários, contou com a participação de Andy Kawamoto, investidor profissional, e Carlos Kamalakian, sócio e analista da 3R Investimentos, para entender o que está acontecendo com o setor varejista, com destaque em Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3).
Inicialmente, Kawamoto destacou a relevância do setor de e-commerce, que representa um dos setores mais concorridos da Bolsa de Valores, uma vez que, a Shoppe, por exemplo, não precisa de rentabilidade na operação de varejo, em que ela consegue queimar caixa a vontade, algo que beneficia diretamente a companhia. Além disso, o investidor profissional afirmou que o e-commerce representa até 15% do potencial total do varejo.
No entanto, o investidor afirmou que as duas companhias viram seus consumidores ainda mais endividados, em um cenário inflacionário e elevação de juros. “Na medida em que a companhia vê o seu potencial consumidor mais endividado, a tendência é que esse crescimento reduza ou as margens fiquem pressionadas”.
Por outro lado, Kamalakian ao ser questionado pelo professor, se as ações da Magazine Luiza estão sofrendo mais, com o crescimento significativo da Shoppe no mercado brasileiro, o analista afirmou que não. Isso porque, a Shopee está levantando muito capital em dólar fora do país, então ela tem muito poder de fogo para utilizar no Brasil, diferentemente, das duas companhias, explicou o analista.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.