*Atualizada às 12h28
O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (6), após três dias consecutivos de queda no fechamento. O mercado ainda repercute a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve, divulgada no final da tarde de ontem.
Às 12h28, o principal índice da bolsa brasileira registrava alta de 0,78% aos 101.789 pontos.
Nos EUA, os índices futuros operam com sinais mistos. O S&P 500 tem leve alta de 0,05%, o Nasdaq cai 0,39% e o Dow Jones sobe de 0,30%.
Na ata da última reunião, o Fed mostrou com clareza que não vê mais a inflação como transitória, mantendo o ritmo de aceleração do tapering e indicando um posterior aumento de juros.
Na agenda do dia, a produção industrial nacional mostrou variação negativa de 0,2% em novembro de 2021 em relação ao mês de outubro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o sexto mês seguido de queda, período que somou perda 4%.
Entre as atividades com influências negativas mais importantes foram feitas por produtos de borracha e de material plástico (-4,8%), e metalurgia (-3,0%).
O mercado também acompanha o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o total de infectados com a variante Ômicron chegou a 265 no país na última quarta-feira. Na véspera, o número estava em 170.
Do total registrado, foram identificados 121 em São Paulo, 40 casos no Ceará e 38 em Goiás e em Santa Catarina. Ainda há 520 potenciais casos em investigação, a maioria no Rio de Janeiro (308) e Minas Gerais (114).
Nos EUA, o Departamento do Trabalho anunciou nesta quinta-feira (6) que os novos pedidos de seguro-desemprego atingiram 207 mil na semana encerrada em 1 de janeiro. Na semana anterior, o número de pedidos foi de 200 mil, conforme os dados revisados.
Com Agência Brasil