O Banco Inter vê um cenário desafiador para a bolsa de valores do Brasil no próximo ano, com pressões inflacionárias e desaceleração da economia. Apesar disso, acredita que o Ibovespa, índice de referência, chegará aos 125 mil pontos.
De acordo com a equipe de investimentos do banco, as ações e o próprio Ibovespa estão descontados, operando em patamares abaixo do esperado. Em 2021, o índice deve terminar o ano um pouco acima dos 100 mil pontos.
O relatório enfatiza o bom desempenho das commodities este ano, como o minério de ferro, importante matéria-prima para o setor de siderurgia, subindo 50% no ano, e o petróleo que é cotado próximo dos US$ 80. O Inter destaca que 2022 poderá seu outro bom ano para o setor, incluindo agronegócio e papel e celulose devido às safras recordes e à alta demanda.
Cenário Macro
Apesar das novas variantes da Covid-19, os analistas do Banco Inter veem um bom crescimento econômico em 2022, após uma forte recuperação este ano. Para as grandes economias, como Estados Unidos e Europa, o crescimento deve ficar na casa de 4% enquanto a China é esperada para subir 5,5%.
A inflação mais alta, que chegou em muitos países, incluindo o Brasil, deve demorar para ceder, explica o relatório. Com a atuação firme do Federal Reserve (Fed) para conter a pressão inflacionária, o dólar deve continuar forte em 2022.
O maior desafio do Brasil ficará por conta de conter a inflação, que chegou a 10,74% nos últimos 12 meses. Os analistas acreditam que o aperto monetário feito pelo Banco Central, aumentando a taxa Selic, e a baixa atividade econômica conterão a inflação para dentro do centro da meta estabelecida pelo BC.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.