Em participação ao BM&C Market, nesta terça-feira (28), o analista de mercado da Mundo Mercado Commodities, Alê Delara, avaliou as expectativas para a safra de soja e de milho no Brasil, destacando que a safra de milho já está sofrendo uma quebra e deve se intensificar. “Já há uma quebra consolidada, mas teremos uma quebra importante de 6 milhões de toneladas no Sul do Brasil”.
Nesse sentido, o analista explicou que isso ocorre porque as principais regiões produtoras de milho não estão com o clima favorável, sobretudo, o Rio Grande do Sul, considerado o maior produtor de milho do país. Portanto, Delara estima uma quebra no mesmo nível de 2021. “No Rio Grande do Sul, a quebra pode chegar a 50%, assim será o mesmo nível de quebra de 2012”.
Em contrapartida, o Delara afirmou que apesar da seca, o cenário para a safra de soja é diferente, o clima está favorável para as regiões produtoras. “O clima está muito favorável para as maiores regiões produtoras de soja, bem como, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, norte do Mato Grosso, inclusive a colheita já começou”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.