O número de novos casos de covid-19 em todo mundo bateu recorde na última segunda-feira (27). Isso porque o total de novas pessoas infectadas chegou a 1,45 milhão.
A data marca a primeira vez, desde o início da pandemia, que são registrados mais de um milhão de novos casos no mundo em 24 horas. Os dados são da plataforma de dados Our World in Data, que reúne dados globais a respeito da pandemia de covid-19.
Vale ressaltar que o recorde anterior havia sido registrado em 23 de abril deste ano, quando os novos casos da doença chegaram a 904 mil em apenas um dia. Naquela altura, o mundo vivia a expansão da variante delta do coronavírus e ainda havia avançado pouco na vacinação contra a covid-19. Já o novo recorde, 60% maior que o anterior, ocorre no cenário de crescimento da variante ômicron, em um contexto de vacinação muito mais favorável.
De acordo com especialistas, o aumento de casos mundiais pode ter ocorrido devido aos resultados de exames represados no período do Natal. Em 23 de dezembro, por exemplo, o número de novos casos já estava se aproximando de 1 milhão (983 mil). Já no dia seguinte, véspera de Natal, começou a cair, atingindo o ponto mais baixo no domingo, 26 de dezembro (472 mil). Dessa forma, no primeiro dia útil após as festas, o número de casos atingiu o recorde de 1,45 milhão.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.