O Ibovespa iniciou o pregão desta terça-feira (28) volátil, mas fixou em queda e perdeu o patamar dos 105 mil pontos, em semana que conta com menor liquidez devido à aproximação do final do ano. Os dados sobre o desemprego foram divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,68%, cotado a 104.868,69 pontos às 12h10. No mesmo horário, a maior alta ficou com brMalls (BRML3) – subindo 2,53% – e a pior queda ficou com Assaí (ASAI3), caindo 4,11%.
Das principais blue chips, Vale (VALE3) operava em -2,19%, Petrobras (PETR4) registrava +0,31%, Itaú Unibanco (ITUB4) era negociado em -0,09% e Bradesco (BBDC4) tinha -0.05%.
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,1% no trimestre encerrado em outubro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta terça pelo IBGE.
Em igual período de 2020, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 14,3%. No trimestre até setembro, a taxa de desocupação estava em 12,6%. Já o percentual de desalentados ficou em 4,5%, ou 5,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em outubro. No mesmo período do ano passado, a taxa era de 5,5%.
O dólar se valoriza em relação ao real na manhã de hoje, com os investidores avaliando as perspectivas da saúde fiscal do Brasil. Em decorrência do clima de final de ano, o pregão apresenta liquidez reduzida.
No campo corporativo, o conselho de administração da Direcional Engenharia (DIRR3) aprovou uma recompra de até cerca de 8 milhões de ações, ou 10% de seus papéis em circulação no mercado, conforme fato relevante divulgado na noite de segunda-feira (27). O programa tem prazo de até 18 meses e se inicia hoje.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.