Nesta segunda-feira (27), foi divulgado o Boletim Focus pelo Banco Central, em que recuou a projeção de inflação e do crescimento econômico deste ano e passou a ver expansão de menos de 0,50% em 2022. Em participação ao BM&C Pre-Market, o analista, Alan Ghani, avaliou os dados divulgados.
Nesse sentido, Ghani destacou que em novembro após a divulgação do IPCA, previu surpresas positivas, uma vez que, que as medidas de núcleos deram uma arrefecida, principalmente, o núcleo por exclusão. “A desaceleração na margem das medidas de núcleo me chamaram atenção, o que poderia ser uma boa surpresa no ponto de vista inflacionário, me parece que isso está se concretizando”.
Em sua participação, o analista ainda destacou que sua projeção do IPCA está inferior a 10%. “Eu ainda apostaria que o IPCA fecha abaixo dos 10%”.
Por outro lado, Ghani concorda que o PIB deve vir em 4,5%, e destacou que esta porcentagem representa a correção da queda de 2020. “O PIB realmente está com cara de 4,5%, será uma surpresa se fechar acima disso, basicamente, repôs toda a queda que ocorreu em 2020, o crescimento é em torno de 0,5%”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.