BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Ainda é cedo para baixar estimativas de inflação para 2022, diz Rio Bravo ao ver Selic de 11,75% no próximo ano

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
10/01/2022
Em MERCADOS

Ainda é cedo para afirmar que a inflação vai desacelerar a ponto de mexer com as projeções para a alta dos preços em 2022, o que significa que a política monetária continuará a ser pressionada na direção de juro de dois dígitos, avaliaram profissionais da Rio Bravo.

A gestora considera que, apesar das recentes leituras abaixo do esperado, os dados de inflação seguem altos. O IPCA de novembro, por exemplo, ficou em 0,95%, com a surpresa benigna vinda principalmente de dois setores –alimentação, puxada pelo consumo fora do domicílio, e saúde, resultante da queda do preço de produtos de higiene pessoal.

Além disso, “alguns choques” positivos afetaram a inflação de novembro, entre os quais a queda do preço das carnes e dos cereais e os descontos da Black Friday.

“Assim, ainda é cedo para afirmar que a inflação deva desacelerar a ponto de alterar nossas expectativas de inflação para 2022”, disse a gestora no relatório.

“A política monetária continuará sendo pressionada a colocar o juro em dois dígitos. Uma inflação mais benigna como reflexo da desaceleração da atividade pode abrir espaço para uma redução no juro ainda em 2022”, ponderou.

A pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira mostrou estabilização da projeção para o IPCA de 2022, depois de o último relatório mostrar o primeiro corte na estimativa depois de 20 semanas seguidas de alta. Os prognósticos para 2023 e 2024, porém, seguiram em queda.

De forma geral, a Rio Bravo fala em “cenário difícil” para a economia em 2022. “A inflação acelerando, uma atividade econômica frágil e uma política monetária contracionista são os principais fatores que impactarão a economia no próximo ano”, disseram os profissionais da casa.

Leia Mais

Bloco da favorita no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Da cerveja ao glitter: curtir o Carnaval está quase 80% mais caro que há 10 anos

7 de fevereiro de 2026
MINISTÉRIO DA FAZENDA E O CRESCIMENTO DA ECONOMIA

Crescimento da economia: Fazenda reduz projeção do PIB e aponta inflação menor em 2026

6 de fevereiro de 2026

A projeção da gestora é que o Produto Interno Bruto (PIB) retraia 0,2% no ano que vem, quando o IPCA ficará em 5,0% (teto do intervalo de tolerância) e a taxa básica de juros (Selic) terminará em 11,75% (atualmente está em 9,25%).

O dólar fechará 2022 em 5,4 reais, abaixo dos 5,71 reais desta segunda-feira, estima a Rio Bravo. As métricas fiscais vão piorar no ano que vem: o resultado primário sairá de zero em 2021 para déficit de 1,0% do PIB no próximo ano, enquanto a dívida bruta subirá a 84,3% do PIB (de 80,2% em 2021).

Da cerveja ao glitter: curtir o Carnaval está quase 80% mais caro que há 10 anos

Rodovia na Suíça ganha fama por suas curvas a 2.164 m de altitude, pois o trajeto de 1894 entre geleiras, virou um marco da engenharia nos Alpes

Esqueça o diamante e o quartzo, pois este mineral raro de cor púrpura só existe em poucos lugares, sendo o tesouro da química

Hotel ônibus? Empresa lança cabines de sono móveis que levam você dormindo de Los Angeles a São Francisco com conforto de quarto

O gigante elétrico: Londres coloca nas ruas frota de ônibus de dois andares 100% elétricos que carregam em minutos e não poluem o ar

Segurança máxima: ônibus brasileiros consolidam sistema de câmeras que substitui retrovisores e elimina pontos cegos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.