O ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça André Mendonça tomou posse nesta quinta-feira (16) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia ocorreu presencialmente no plenário do STF e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro.
O novo ministro do STF substitui Marco Aurélio Mello, que se aposentou ao completar 75 anos. Indicado ao cargo por Bolsonaro, Mendonça foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo Senado Federal no início deste mês, por 47 votos favoráveis e 32 contrários.
Além do presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, também participaram da cerimônia de posse. Por conta das restrições sanitárias, todos os convidados precisaram apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 ou um exame PCR negativo.
Quem é André Mendonça?
O novo ministro do STF foi advogado-geral da União desde o início do governo Bolsonaro, entre janeiro de 2019 a abril de 2020, quando foi nomeado ministro da Justiça. Menos de um ano depois, em março de 2021, Mendonça voltou a liderar a Advocacia-Geral da União, cargo que deixou em agosto por conta da indicação ao STF.
Doutor em estado de direito e governança global, o ministro é conhecido por atuar em casos de corrupção. Além de advogado, Mendonça é pastor da igreja presbiteriana.
Confira a cobertura da posse do novo ministro: