A Volvo Cars Brasil irá extinguir, a partir desta quarta-feira (15), a venda das versões híbridas de seu modelo de entrada no país, o SUV XC40, deixando disponível para compra apenas a versão 100% elétrica denominada “Recharge Pure Electric”.
Esse é o principal produto no portfólio da montadora sueca para o Brasil e é, sozinho, responsável por cerca de 40% das vendas no país.
Segundo o diretor geral de operações e inovação da companhia, João Oliveira, a mudança representa a reafirmação do compromisso da marca com a eletrificação e com a sustentabilidade e ilustra a intenção da Volvo em tornar os carros elétricos seus principais produtos.“A eletrificação para a Volvo não é nicho e nem complemento de gama.”
O diretor ainda comunicou que, mesmo com a brusca mudança, a expectativa é de que as vendas do modelo para o próximo ano tenham um aumento entre 8% e 10%.
Segundo ele, a venda de todos os carros elétricos no Brasil soma entre 2.300 e 2.400 unidades e, com essas mudanças anunciadas e o aumento projetado para as vendas do XC40 Recharge, “a Volvo, sozinha, vai dobrar a indústria elétrica no Brasil”.
A empresa já deixou de vender carros totalmente movidos a combustão em janeiro de 2021 e planeja vender apenas veículos elétricos a partir de 2030.

Na última reunião da COP26, a Volvo assinou compromisso, juntamente de outras montadoras, de extinguir a comercialização de veículos a combustão, inclusos modelos híbridos, até 2040.
Carregadores rápidos em mais lugares
Além do anúncio eletrificação total da linha XC40, a empresa também anunciou um plano de investimento em infraestrutura de carregamento que deve instalar carregadores rápidos em rotas por todo o Brasil.
A primeira fase desse plano começará em março de 2022 e trará 13 carregadores espalhados por 3.250 quilômetros saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, litoral norte, entre outras. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.
Esses carregadores de têm potencial para carregar cerca de 80% da bateria de modelos da Volvo em 35 minutos e serão disponibilizados gratuitamente para quaisquer usuários de veículos eletrificados, inclusos clientes de companhias concorrentes.
Os postos de carregamento serão instalados em postos de conveniência e restaurantes espalhados pelas principais rotas rodoviárias do Brasil.
Com investimento estimado de R$ 10 milhões, essa primeira fase de instalação de carregadores deve ser encerrada já em abril de 2022.
Segundo o diretor de marketing do Latin America Hub para Volvo cars, o intuito com esses investimentos é contribuir com a pauta ambiental no país e preencher todas as lacunas e desconfianças em relação ao carregamento de veículos elétricos.
Esses treze pontos de carregamento em estradas se unirão aos já anunciados 1.000 postos de carregamento urbanos e aos carregadores instalados em SAUs (Serviços de Apoio ao Usuário). Em parceira firmada com a Ecorodovias, esses SAUs (cerca de 52 bases espalhadas pelo país) receberão carregadores de menor potência com capacidade de carregar totalmente os veículos da montadora em até 8 horas.
A instalação desses carregadores “emergenciais” tem previsão para ser concluída até fevereiro do próximo ano e, como os carregadores rápidos, terão utilização gratuita e liberada para todos os veículos compatíveis.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.