A Diretora de RI da EDP Brasil (ENBR3), Maria Nogueira, veio ao BM&C Business e nos contou quais são os planos e estratégias da companhia.
A EDP Brasil é uma holding com investimentos em geração, distribuição, comercialização, transmissão e serviços de energia elétrica. Ela controla usinas hidroelétricas e termelétricas em seis estados e duas distribuidoras, uma em São Paulo e outra no Espírito Santo. A empresa também negocia contratos de compra e venda de energia com clientes em todo o Brasil e tem oito projetos para quase 2 mil quilômetros de linhas de transmissão.
A companhia é controlada pela EDP Portugal, uma das principais operadoras europeias no setor energético. No Brasil, as operações do grupo edp começaram em 1996 com a aquisição de uma participação minoritária na antiga cerj, a companhia de energia do rio de janeiro e foi expandindo a sua atuação nos anos seguintes. A companhia passou a se chamar EDP Energias do Brasil em 2005, quando fez uma oferta pública de ações no novo mercado do Ibovespa, em todos esses anos a companhia adotou uma estratégia robusta de crescimento e expansão dos negócios.
2013 foi ano em que as ações da edp passaram a integrar o índice bovespa, mas desde 2007 ela integra o índice de sustentabilidade da B3, composto por empresas que se distinguem pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas.
Atualmente, as prioridades da EDP são os investimentos em transmissão e distribuição de energia e também em novos serviços lançados com a marca EDP smart. Com isso, a companhia pretende diversificar o portfólio para diminuir os riscos e garantir a estabilidade dos resultados no longo prazo.
Confira a entrevista com Maria Nogueira na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.