As taxas prefixadas tiveram um aumento expressivo nos últimos meses e alguns títulos bancários oferecem retornos bastante atrativos. Durante o programa BM&C Market da última terça-feira (7), um inscrito perguntou se valia a pena investir em uma LCI (Letra de Crédito Imobiliário) que paga um rendimento de 11% ao ano e tem vencimento em um ano.
Alan Ghani, economista-chefe da Sarainvest e professor do Insper, respondeu que uma LCI com esse retorno é uma boa opção, já que o rendimento deste tipo de papel é isento de Imposto de Renda. “11% líquido é uma boa taxa para vencimento em um ano”, afirmou Ghani,
Fazendo um cálculo de equivalência com um CDB (Certificado de Depósito Bancário), cujos rendimentos possuem desconto de IR, o retorno equivaleria a 13% ao ano.
Mas o economista destaca que se o investidor precisa do resgate em um ano, é importante que este seja mesmo o prazo de vencimento do título. “Se o prazo for de 3 anos e você quiser resgatar antes, não terá liquidez. Mesmo que tenha uma queda na taxa de juros, se você vender antes do vencimento será penalizado e precisará vender por um preço menor no mercado”, alerta.