A aviação sofreu com os efeitos da pandemia de Covid-19 e, entre as baixas no setor aéreo, também estão o volume de viagens para cumprir agendas de negócios, como, por exemplo, a famosa ponte entre Rio de Janeiro e São Paulo. Para Panda Beting, co-fundador da Azul, o retorno à normalidade não acontecerá do dia para a noite.
“A pandemia ensinou o público a ficar em casa. Com isso, o volume de viagens a negócios, como a ponte Rio de Janeiro e São Paulo, deve desaparecer, já que ficou claro que é possível fazer reuniões virtuais sem problemas. As companhias aéreas sabem disso e estão recalculando”, analisou o especialista em aviação durante entrevista ao BM&C Pre-Market desta quinta-feira (9).
Para Beting, ainda que este tipo de mercado volte aos patamares pré-pandêmicos, isto não acontecerá do dia para a noite. Além disso, outro ponto citado foi a má gestão do transporte aéreo.
“Por incompetência na gestão, a gente acha normal voar de São Paulo para o Rio de Janeiro em 50 minutos, mas isso poderia ser feito em 30 minutos. No entanto, essa viagem mais rápida só não ocorre porque existe umaincompetência”, enfatizou Beting.
Em outro momento, o especialista explicou que o Estado brasileiro nunca entendeu o papel da aviação no Brasil. “[O País] tem uma péssima estrutura”.
DESAFIOS DO SETOR
Não é surpresa que 2020 impactou muito o setor de aviação. No entanto, era esperado que em 2021 as coisas melhorassem com a reabertura, mas, assim como o apresentador Felipe Nascimento relembrou, ondas atrás de ondas de Covid-19 impediram que isso acontecesse.
Ao comentar os acontecimentos, Panda disse que poucos setores da atividade econômica estão mais acostumados a suportar crises do que o de aviação: “O setor é basicamente uma crise esperando para acontecer. É um setor que lida com elas desde a hora que começou a transportar passageiros”.
Apesar de ter mais de um século de existência, Beting explicou que, paradoxalmente, o setor ainda não aprendeu a conseguir retorno sobre investimentos de forma sustentável.
“A margem histórica de retorno é negativa, e falo isso desde antes da pandemia. Ganhar dinheiro em aviação é difícil, já que é um setor cíclico, desafiador e que enfrenta uma crise sem precendentes. A gente sabe os efeitos da pandemia em todos os setores do mundo, mas a aviação foi abatida da noite do dia”, disse o especialista.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.