Nesta quarta-feira (8), em entrevista ao BM&C Market, o analista Alan Ghani avaliou as expectativas para as decisões da Reunião do Copom, que acontecerá ainda hoje, e comentou sobre o possível valor da nova taxa Selic.
O analista destacou que apesar dos indicadores terem vindo abaixo, ele ainda segue acreditando em uma elevação da taxa Selic de 1,5%.
Nesse sentido, Ghani explicou que acredita neste dado, principalmente, em razão da comunicação do Banco Central, que trouxe este valor de 1,5%, logo, deve manter assim, porque isso geraria uma volatilidade no mercado. “Toda a comunicação do Banco Central levou ao 1,5%, e a comunicação entre a sociedade e o Banco Central é algo bastante sério, então uma mudança na comunicação poderia gerar uma volatilidade no mercado e talvez uma perda de confiança”, avaliou.
Além disso, Alan Ghani ressaltou que uma possível elevação de 1,25% na Selic seria arriscado devido às expectativas inflacionárias, ocasionando o descontrole da inflação. “Seria arriscado dar um aumento de 1,25%, por conta das expectativas inflacionárias, algo diferente de 1,5% pode gerar uma desconfiança de que a inflação não será controlada em 2022, contaminar as expectativas, e quando isso ocorre, gera inflação”, concluiu.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.