A Toyota Motor (TMCO34) vai construir uma nova fábrica de baterias de US$ 1,29 bilhão para veículos elétricos na Carolina do Norte, anunciou a empresa na tarde da última segunda-feira (6).
A empresa mira na produção de baterias de íon-lítio suficientes para 200 mil veículos totalmente elétricos e híbridos a partir de 2025, quando a produção estiver programada para começar.
Segundo a companhia, a meta é alcançar a produção de baterias para até 1,2 milhões de veículos por ano.
A fábrica perto de Greensboro, no centro da Carolina do Norte, deve criar 1.750 empregos no estado, informou a Toyota. O investimento na instalação está previsto até 2031.
A Toyota, e outras montadoras que têm demorado a investir em veículos totalmente elétricos, estão lutando para mover a produção de componentes de bateria EV para mais perto de casa, para reduzir custos e diminuir os riscos de interrupções na cadeia de abastecimento.
A fábrica da companhia está sendo parcialmente financiada por um investimento de aproximadamente US$ 3,4 bilhões em veículos eletrificados que fez em outubro. No entanto, a empresa ainda não divulgou o local para a instalação.
Além disso, a empresa ainda disse que escolheu a Carolina do Norte para a nova fábrica com base na “disponibilidade de energia renovável, bem como no apoio das partes interessadas locais, incluindo governos, concessionárias, parceiros e outros”.
“Hoje marca o início de uma parceria mutuamente benéfica com o estado de Tar Heel, à medida que embarcamos em nossa jornada para alcançar a neutralidade de carbono e fornecer mobilidade para todos”, disse Ted Ogawa, CEO da Toyota Motor North America, em um comunicado.
A expectativa da empresa é que a nova planta seja totalmente movida a energia renovável para produzir as baterias.
A Toyota se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono para seus veículos e operações até 2050.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.