O Superintendente de RI do Banco Bmg(BMGB4), Danilo Herculano, veio ao BM&C Business e nos contou quais são os planos e estratégias da companhia.
A sigla Bmg existe desde 1962, mas o banco foi criado décadas antes e oferecia produtos para pessoas físicas e jurídicas. Na década de 1970, surgiu o Bmg leasing para o financiamento de veículos leves e pesados e a empresa, rapidamente, se tornou líder no setor. Anos depois, a companhia deixou de ser uma financeira e virou um banco múltiplo, se tornando pioneira em empréstimos consignados para funcionários do setor público e na implantação de um canal de correspondentes bancários, o que democratizou a oferta de crédito no país.
Nos anos dois mil o banco constituiu uma subsidiária nas ilhas cayman, passou a ser líder no mercado de empréstimo consignado e fez a primeira captação externa por meio de um eurobond. Em 2012 a empresa se associou ao Itaú e criou um novo banco voltado exclusivamente para empréstimo consignado e, a partir daí, o nível de produção desse tipo de financiamento atingiu níveis recordes. A parceria durou quatro anos.
Para se consolidar no setor de serviços financeiros para baixa renda, a instituição financeira criou a rede de franquias “help loja de crédito”. Na mesma época, a Bmg seguros se tornou uma das maiores seguradoras do brasil no segmento de seguro garantia. Em 2017, o banco entrou no mundo digital com o lançamento de uma plataforma de investimentos. Dois anos depois lançou o “poupa pra mim”, opção para os clientes que queriam guardar dinheiro.
Em seu IPO, em 2019, o banco captou quase 1 bilhão e 400 milhões de reais usados para aumentar o capital e voltou a operar de forma direta no empréstimo consignado. Ao longo dos anos a companhia passou por uma transformação digital e esse ano, firmou uma sociedade com o banco inter e, os dois, passaram a ter participação na Granito,empresa brasileira especializada em meios de pagamento.
Confira a entrevista com o Danilo Herculano na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.