O Ibovespa iniciou o dia em alta e ampliou os ganhos durante a manhã desta segunda-feira (6), com a bolsa brasileira alcançando os 107 mil pontos. O clima segue positivo após a aprovação da PEC dos Precatórios no Senado, mas o mercado também fica à espera das próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir a nova alta da Selic, a taxa básica de juros.
De acordo com o Boletim Focus, baseados em compilação de previsões de cerca de 100 respondentes na sondagem do BC, a taxa básica de juros fechará 2021 em 9,25%, mesma previsão da semana anterior e ante taxa atual de 7,75% ao ano. A Selic ainda finalizaria 2022 em 11,25%, também mesmo prognóstico da semana anterior.
O prognóstico para o IPCA, índice oficial da inflação, de 2021 passou de 10,15% para 10,18%, e o para 2022 foi de 5,00% a 5,02%. A inflação em 12 meses, porém, agora é prevista em 5,36%, de 5,48% na semana anterior –segunda semana consecutiva de queda na estimativa. Mas chama atenção o aumento da perspectiva para o IPCA de 2023 (de 3,42% para 3,50%), distanciando-se ainda mais da meta para esse ano (3,25%).
O índice Dow Jones tinha firme alta nesta segunda, conforme investidores favoreciam papéis de bancos, energia e empresas ligadas à economia frente a ações de tecnologia e de crescimento. Nasdaq registrava queda no começo do pregão, mas virou e também registra alta.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em alta de 2,05%, cotado a 107.225,81 pontos às 13h30.
O dólar comercial registrava leve alta de 0,09%, cotado a R$ 5,685.
Nos Estados Unidos, as bolsas estavam subindo. O S&P 500 operava em +1,02% (4.584,40), o Nasdaq registrava +0,32% (15.134,20), enquanto o Dow Jones estava em +1,79% (35.199,72).
Confira destaques desta segunda:
Petrobras diz que não antecipa decisões sobre reajustes após fala de Bolsonaro
A Petrobras afirmou nesta segunda-feira (6) que não antecipa decisões de reajuste de combustíveis e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado.
O comunicado foi divulgado após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que a Petrobras começará nesta semana a anunciar “pequenas” reduções no preço dos combustíveis, conforme entrevista ao Poder360.
“A Petrobras reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais”, disse e companhia.
Ministros da zona do euro devem seguir otimistas sobre crescimento apesar de Ômicron
Os ministros das Finanças da zona do euro devem permanecer otimistas com as perspectivas de crescimento quando se reunirem nesta segunda-feira para discutir os últimos acontecimentos, já que a economia aprendeu a se adaptar à pandemia nos últimos dois anos, disseram autoridades.
O surgimento da variante Ômicron do coronavírus aumentou a preocupação entre alguns economistas de que a economia europeia poderia estar caminhando para mais bloqueios após um período difícil desde o início de 2020.
Mas um funcionário do alto escalão envolvido na preparação da reunião, na qual o Fundo Monetário Internacional (FMI) também apresentará sua visão sobre a economia da zona do euro, disse que a nova variante aumentou a incerteza, mas não mudou o quadro geral.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.