Os dados do Payroll de novembro, relatório de emprego não-agrícolas do Departamento de Trabalho, divulgados nesta sexta-feira (3), mostram que a criação de empregos caiu nos Estados Unidos.
A economia do país criou 210 mil empregos no penúltimo mês de 2021, o que aponta um dado bem abaixo do esperado, de 550 mil novos postos, e também menor do que no mês anterior. Os dados de outubro foram revisados para cima para mostrar abertura de 546 mil vagas, em vez das 531 mil relatadas anteriormente.
A taxa de desemprego caiu para 4,2%, o menor patamar desde fevereiro de 2020, ante 4,6% em outubro. Os salários aumentaram. O relatório vem dias após o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, dizer a parlamentares que o banco central dos EUA deve considerar acelerar a redução de suas compras massivas de títulos em sua reunião de política monetária, que acontece em 14 e 15 de dezembro.
Havia 10,4 milhões de vagas abertas ao final de setembro. Milhões de norte-americanos que perderam seus empregos durante a recessão da pandemia continuam fora da força de trabalho.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.