Os índices futuros nos Estados Unidos operam positivo na manhã desta quinta-feira (2), após a queda registrada no último pregão. O discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reiterando a aceleração da redução de compra de títulos, o conhecido tapering, azedou os mercados que registravam alta até meio da tarde de quarta.
Nesta quinta, os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA saem pela manhã, mas o mais aguardado da semana será o Payroll, que poderá mostrar se a força de trabalho da maior economia global está reagindo. As expectativas em recuperação econômica estão altas, mas os dados macro vêm somando maiores preocupações de curto prazo.
A preocupação com a variante ômicron da Covid-19 continua pairando sob os mercados globais, que precificam a cada nova declaração, mas corrigem no dia seguinte. O Brasil registrou o terceiro caso positivo da nova variante, enquanto os Estados Unidos registraram o primeiro caso ontem.
Entre os indicadores econômicos domésticos, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre sera divulgado pela manhã, mas o esperado é que o resultado seja próximo de zero. Além disso, a PEC dos Precatórios pode ser votada no plenário nesta quinta. O líder do governo e relator da PEC, Fernando Bezerra (MDB-PE) disse que está negociando com os senadores e a equipe econômica quatro pontos do texto.
Os contratos futuros do petróleo caíram nesta quarta após o fracasso de uma recuperação precoce e as vendas se intensificando devido às preocupações de que a variante Ômicron do coronavírus poderia reduzir a demanda pela commodity à medida que a oferta global aumentasse. Hoje, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) fará uma reunião para definir se aumentará ou não o ritmo de produção.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.